domingo, maio 27, 2012

Ajuda

- Por que estás tão centrada em descobrir os problemas alheios em vez de continuar a crescer?
- Eu pensei ser importante descobrir formas de colaborar com as pessoas ao meu redor e para isso preciso saber de suas dificuldades.
- Quando nem mesmo elas próprias as conhecem? Não achas muito invasivo tomar a vida dos outros como a tua e apontar-lhes seus problemas?
- Pensei estar ajudando...
- Seria de melhor ajuda aguardares o pedido daqueles que estão efetivamente prontos para tuas palavras, conselhos, ânimo e carinho. Cada um tem seu tempo de perceber e de movimentar-se rumo à ajuda.
- Mas não é quase uma obrigação, dado que tenho o olhar aguçado pelas experiências e observações, dizer a elas o que penso?
- Qual o valor de pedras preciosas no prato de quem tem fome de arroz e feijão? Naquele momento, o esperado é o alimento e não o luxo. Já tens, tu, o alimento que falta para outros e queres compartilhar por vontade de ajudar. Mas para eles estás a oferecer algo desnecessário e não irão dar o devido valor, por hora.
- Nunca pensei que permanecer quieta fosse algo bom a ser feito, quando posso  ser útil à vida alheia.
- Utilidade? És um utensílio ou uma pessoa com sentimentos? Tens tu teus próprios movimentos a fazer, ainda há muito o que aprender na caminhada a ser percorrida. Talvez tenha de olhar para teu próprio horizonte e seguir em frente: quando alguém precisar de teus conselhos e ajuda virá acompanhar-te lado a lado.
- Não é egoísta seguir caminhando?
- Egoísmo e adquirir conhecimentos somente para si, acumular bens materiais sem se preocupar em ajudar aos necessitados, se deixar levar pelas vontades do ego e da vaidade... Crescer não é egoísta, é necessário.
- Gosto de ver os outros crescendo também...
- Vê-los crescer é uma coisa, esticá-los à força é outra bem diferente.
- Agora entendi o ponto de vista.
- Tens, antes de qualquer coisa, comprometimento com tua própria existência. E deves lembrar disso antes de sair resolvendo a vida alheia sem solicitação prévia. Mesmo que seja solicitada ajuda procura ser informativa somente, evita autoritarismos. Deixa que os outros descubram seu próprio ritmo de crescimento e deem os passos com seu próprio coração. Assim, eles estarão em paz... e tu também.

Um comentário:

Vanessa Santos disse...

Gostei muito do seu blog!
http://mardeletras2010.blogspot.com.br/2012/05/realidade-ficcional.html